O show de Jorge Drexler, em Punta del Este, foi celebração à América Latina

Jorge Drexler

Jorge Drexler é uma lenda no Uruguai. Cantor e compositor uruguaio, maravilhoso intérprete de Bossa Nova, destaca-se em seu país pelos prêmios internacionais, entre eles o Oscar da canção tema de Diários de Motocicleta, dirigido por Walter Salles

Por

O uruguaio Jorge Drexler, compositor e cantor, que possui vários Grammys e um Oscar, fez uma apresentação gratuita na praia Montoya, nos arredores de Punta del Este, em 12 de janeiro, com o patrocínio do Itaú. Drexler abriu o show com um de seus maiores sucessos: Me Haces Bien.

Na sequência cantou La Trama y el Desenlace e depois perguntou ao público se havia brasileiros na plateia e veio uma sequência de gritos. O músico disse que faria uma fora do roteiro e Solidão de Caetano Veloso foi cantada junto com os espectadores. Brasil e Argentina são os países que mais enviam turistas ao Uruguai.

Jorge Drexler ainda homenageou os paraguaios, mexicanos e bolivianos e lembrou de seu pai que fugiu do nazismo e foi recebido de braços abertos na Bolívia. “Somos eternos viajantes, hoje estamos todos aqui do Uruguai, de diversas partes, amanhã sabe lá onde estaremos”, falou.

Com uma Lua quase cheia, que nascia no lindo anoitecer, Drexler pediu para produção que apagasse todas as luzes do palco e contou sobre a composição Noctiluca, que fez em uma praia deserta em Cabo Polônio também no Uruguai, onde presenciou o fenômeno, que são micro-organismos marinhos conhecidos pela capacidade de emitir bioluminescência. “É raro presenciar, e naquele lugar distante de tudo, parecia que tinha provado uma droga alucinógena. Então, vamos apreciar o fenômeno de hoje: a Lua quase cheia”, relatou. Não por acaso, logo depois teve o seu primeiro filho, que recebeu o nome de Luca e é citado na canção que é poesia pura.

O uruguaio ainda cantou Al outro Lado del Rio, com a qual ganhou um Oscar. A música é tema do filme Diários de Motocicleta que conta parte da vida de Che Guevara. Outro grande sucesso também não foi esquecido: La Edad del Cielo.

A celebração latino-americana foi por toda a noite. A cantora e compositora Zoe Gotusso precedeu Drexler. Conhecida por sua voz suave e letras intimistas, que lembram as brasileiras Nara Leão e Fernanda Takai, ela ganhou destaque como parte do duo Salvapantallas antes de iniciar carreira solo em 2020 com o álbum “Mi Primer Día Triste”. Música que mistura pop, folk e tons melancólicos, os maiores sucessos da cantora são: Cartas para no Llorar, Amor Loco, Ganas, Amandoté e Una Bossa +, tocada em ritmo de bossa nova.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *