Por Alberto Luchetti
Empresas associadas do Instituto Combustível Legal – ICL – presidida atualmente pelo empresário Emerson Kapaz, teriam comprado combustível de uma empresa denunciada pelo ICL como sonegadora de impostos, devedora de mais de R$ 320 milhões em tributos. A principal missão do ICL “é construir um ambiente ético e leal no setor de combustíveis e combater o comércio irregular”. Mas parece quer não foi isso o que aconteceu com alguns associados do ICL.
Desde 2020 o ICL vem apontando irregularidades na Petrozil Distribuidora de Combustíveis. Segundo o ICL, a Petrozil importou quase 500 mil metros cúbicos de gasolina e óleo diesel sem o recolhimento de PIS/Cofins. “Com essa compra, a Petrozil foi responsável por mais de 50% do abastecimento de todo o mercado e, simultaneamente, não efetuou o pagamento de mais de 320 milhões de reais de tributos”, assegurou o ICL. Sem contar que a Petrozil também é conhecida como grande sonegadora de ICMS.
No final do ano passado a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo apresentou uma representação na 4ª Vara Federal Criminal de SP de sequestro e bloqueio de bens contra “a VA&E Trading que teria se utilizado de empresas interpostas de forma fraudulenta, principalmente da Petrozil, para importação de combustíveis, com o fornecimento de informações falsas e apresentação de documentos falsos, além do não pagamento dos tributos”, representou a PF.
Da denúncia do ICL, em abril de 2021, até a representação da Polícia Federal em dezembro de 2023, o Instituto Combustível legal – ICL – pagou R$ 1.900.000,00 (um milhão e novecentos mil reais) para a empresa de consultoria Brasilis Kaduma (BK Consult). Esta empresa teve como sócio a KW Participações. Nessas duas empresas aparece direta ou indiretamente o ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e auditor fiscal de carreira, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho. Ele foi conselheiro de administração da KW e sócio administrador da BK.
Perguntas que devem ser respondidas por todos os citados neste artigo:
- Por que o Instituto Combustível Legal – ICL – pagou quase 2 milhões de reais para uma consultoria que teve como um dos seus sócios a empresa do ex-secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho?
- Qual foi o serviço prestado pela BK Consult para receber todo esse dinheiro do ICL?
- Para quais empresas associadas do ICL a Petrozil vendeu combustível sem pagar os tributos?
- Os associados do ICL (Braskem, Ipiranga, Petrobras, Raízen e Vibra) compraram esse combustível da Petrozil sem o pagamento dos tributos?
- Esses associados do ICL podem se relacionar comercialmente com empresas denunciadas pelo próprio instituto como sonegadores?
- Os associados do ICL não deveriam também combater os fraudadores que comercializam combustíveis?
Deixe um comentário