Anderson Pomini e José Marques Almeida (JAMA)
Por Alberto Luchetti
“Convém ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluir o Porto de Santos no rol de preocupações que afligem o seu governo. Além do que já assistiu, no aniversário do porto, como imagem da atual administração e das denúncias do senador Giordano, na mira do Ministério Público. Não menos preocupante é a ruidosa notícia de abertura do boletim semanal do SINDAPORT, o pujante sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia. Divulga sobre o TCU indicar irregularidades no fatiamento sem licitação de área para um novo terminal de contêineres”.
Esse texto faz parte do editorial do portal Portogente, (publicado dia 25/4/2024), um dos mais importantes canais de informação da área portuária, com cerca de 3,5 milhões de visitantes no último ano. Foi fundado por José Antônio Marques Almeida, político da Baixada Santista, mais conhecido como Jama. Essa mesma indagação eu fiz no dia 8 de abril quando publiquei no blog um texto fazendo a pergunta ao presidente Lula: “As denúncias de corrupção no Porto de Santos serão apuradas?”
As denúncias de corrupção que transcrevi no blog são as mesmas feitas agora pelo portal Portogente, e fazem parte do documento que o senador Alexandre Giordano apresentou no Senado Federal sobre as irregularidades ocorridas no Porto de Santos e encaminhadas para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Republicanos.
Entre várias denúncias de corrupção e irregularidades que teriam sido praticadas por Anderson Pomini, presidente do Porto de Santos, o senador Giordano afirma que Pomini teria pago cerca de Um Milhão de Dólares (mais de 5 milhões de reais) para permanecer no cargo quando seu padrinho Márcio França, do PSB, foi exonerado pelo presidente Lula do Ministério de Portos e Aeroporto, nomeando Silvio Costa Filho para assumir o ministério.
Podemos fazer uma outra pergunta às autoridades executivas do Governo Federal e de todo o Ministério Público Federal. Não é uma afirmação ou uma acusação e sim uma simples indagação sobre esse Um Milhão de Dólares que teria sido pago por Pomini para permanecer no cargo, segundo o senador Giordano.
“Quem recebeu esse dinheiro? Teria sido Márcio França que saiu do ministério e pediu para Anderson Pomini ficar ou teria sido o Ministro Silvio Costa Filho que chegou e pediu para Pomini continuar? A acusação do senador precisa ser investigada e esclarecida. O próprio JAMA, do Portogente, cobra do ministro Silvio Costa Filho a apuração das denúncias. Veja o vídeo da entrevista de Jama:
https://drive.google.com/file/d/16DevNvcy_dDD9JAD_eW4TBstuVym7UUl/view?usp=sharing
Deixe um comentário