O empresário paulistano Emerson Kapaz, CEO do Instituto Combustível Legal – ICL, participou de uma longa entrevista no programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Band, sob o comando do jornalista Marco Antônio Sabino. Segundo Kapaz, o objetivo do ICL é construir um ambiente ético e leal no setor de combustíveis, atuando no combate a fraudes e sonegação.
Na sabatina da Band, porém, pouco se falou sobre a sonegação fiscal do setor de combustíveis. Hoje, este setor da economia é um dos maiores arrecadadores de impostos, mas também um dos mais afetados pela sonegação de tributos. Nada foi falado sobre a Refinaria de Manguinhos, a REFIT, e de seu empresário Ricardo Magro, que só em São Paulo já sonegou mais 8 bilhões de reais.
Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em 2021, são sonegados anualmente 14 bilhões de reais por empresas na distribuição de combustíveis e no comércio irregular. Nesta reportagem foi enfatizada também a presença do crime organizado e a falta de fiscalização no setor.
Para se ter uma ideia da falta de atuação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – SEFAZ- SP, no ano passado a arrecadação do governo Tarcísio de Freitas perdeu mais de 11 bilhões de reais de receita em relação ao que foi arrecadado de impostos em 2022, quando Tarcísio ganhou as eleições. Foi a maior perda de arrecadação nos últimos 7 anos, com dados oficiais da própria SEFAZ-SP. Tarcísio começou mal seu primeiro ano de governo.
Ouçam a integra desta discussão promovida pela Rádio Band: click no link: https://youtu.be/KXXP6Sidtn8
Deixe um comentário